Sobre Mim

Oi, meu nome é Emma. Bem-vindo ao meu blog preenchido com receitas deliciosamente rápidas e saudáveis. 

O que começou como Hobbie...

O que pode ser mais relaxante depois de um dia de trabalho duro do que preparar um jantar especial? Cada vez mais aumenta o número de pessoas que buscam a gastronomia como uma terapia. 

Gente que aproveita o tempo livre para encarar o desafio de preparar uma nova receita e consegue relaxar mergulhando no mundo dos pesos, medidas, ingredientes e utensílios de cozinha.

A realidade mostra um paradoxo: quanto mais se come fora de casa, mais se valoriza a comida caseira. 

Pesquisas atuais mostram que nos EUA 50% da população faz as refeições fora de casa; no Brasil este número já chega aos 40%. 

E talvez seja essa exatamente a explicação para a crescente conotação da gastronomia como um hobby: "O estilo de vida atual desagregou muito as famílias, então a comida virou uma maneira de você recriar reuniões familiares e de amigos. 

O fato é que a comida marca as pessoas, muitas vezes mais do que a conversa", diz o chef Marcello Sokolowski, professor do curso de Gastronomia da Unopar.Mas essa é apenas uma das razões. 

"O prazer de fazer alguma coisa, normalmente para os outros, e finalizar. Muitas coisas na vida demoram para serem realizadas mas a comida você começa e termina no ato", acrescenta Marcello. 

"O prazer de estar junto e comer é uma coisa espiritual", observa. 

"Além disso, o próprio fato de ser uma atividade que exige atenção e precisão acaba sendo o segredo para fazer a gente tirar a cabeça do trabalho", aponta o professor.

Finalmente, o grande prazer da gastronomia é alimentar - e não apenas dar de comer. 

Ela é o contraponto exato para uma sociedade fast-food em que a comida pronta ganha cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados e nos estômagos. 

Só os EUA lançam por ano 17 mil novos produtos alimentícios industrializados. Comida que precisa de conservante, sódio, corante e muitos outros aditivos químicos. 

"Quando a gente prepara um prato artesanalmente nós evitamos tudo isso e ainda usamos ingredientes da melhor qualidade. 

É claro que o sabor fica diferente e que o prazer também é muito maior", diz Marcello.

Create your website for free! This website was made with Webnode. Create your own for free today! Get started